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Empreendedor aposta no retorno do copo de sopa instantânea

Kate Krader

15/03/2019 13h08

(Bloomberg) -- De todos os produtos que juntam poeira nas prateleiras dos supermercados, os copos de sopa estão em um lugar especialmente encardido.

Lançadas nos EUA na década de 1970, os onipresentes copos de isopor não evoluíram muito desde então. Agora, o empreendedor de alimentos e ex-analista do Barclays Robert Jakobi está apresentando uma linha voltada aos millennials, que têm adotado produtos similares, como o bone broth (caldo de ossos) apto para a dieta cetogênica. A empresa Bou -- abreviação de "sopa de carne" em francês --, criada há dois anos, fabrica uma série de produtos, desde sopa em copo até cubo para caldo, molho de carne e missô feitos com ingredientes sem modificação genética.

"Algumas marcas eram gigantescos golias", diz Jakobi, mas nenhuma delas focou no consumidor que se preocupa com a saúde. Em fevereiro de 2017, ele conseguiu US$ 800.000 com investidores privados. Em julho, ele tinha um produto que a rede de supermercados Whole Foods concordou em distribuir pelos EUA. Em outubro de 2018, Jakobi fechou um financiamento série B com pouco menos de US$ 5 milhões. As receitas da Bou somaram US$ 2 milhões em 2018, e Jakobi projeta um crescimento de três dígitos para 2019.

Os produtos da Bou atualmente são disponibilizados em 6.500 lojas nos EUA, incluindo Whole Foods, Sprouts e Wegmans. Em agosto, eles chegarão ao Walmart. Os cubos de missô são oferecidos até mesmo na despensa da sede do Facebook em Nova York. O objetivo final de Jakobi é tornar a Bou onipresente nas casas do país, assim como suas predecessores de sabor artificial foram antigamente. Para espalhar a notícia, a empresa contratou influenciadores das redes sociais como Jeremy Jacobowitz, do @brunchboys, e Palak Patel, estrela da Food Network.

Os sabores variam do clássico ao não convencional. O copo de sopa de macarrão com frango vem com massa tagliatelle e vegetais com gosto autêntico de cenoura e milho. O caldo de legumes tem um suave toque de pimenta. O melhor de tudo são os cubos de missô de canela e coco, que criam um caldo quase cremoso que satisfaz. Os copos de sopa são recicláveis e o caldo contém 30 por cento menos sódio que o de outras marcas.

A preparação é simples e a embalagem inclui instruções ilustradas. Os cubos marrons de molho de carne, por exemplo, exigem apenas três etapas: adicionar água, mexer e despejar em um prato de comida.

Ainda assim, a categoria de caldos não é grande. Não é porque surgiram quiosques de bone broth em lugares como Manhattan que você encontrará um copo de sopa Bou nos escritórios, nas universidades e nas lojas de conveniência de todo o país. Jakobi pretende mudar isso.