IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alta de títulos de Portugal supera sua nota de crédito: Rabobank

James Hirai

19/03/2019 15h24

(Bloomberg) -- A alta dos títulos de Portugal pode estar perdendo força, porque o mercado já levou em consideração as elevações da nota soberana do país, de acordo com o Rabobank.

Os rendimentos de referência no país ibérico caíram para um piso recorde nesta semana depois que a S&P Global Ratings elevou em um nível a nota soberana de Portugal, para BBB, na sexta-feira. Entre as principais agências de classificação de crédito, o país agora tem a mesma avaliação média que a Itália, embora seus títulos só ofereçam metade do prêmio em relação à Alemanha, afirmou o banco.

Os diferenciais de rendimento de ambos os países em relação à Alemanha deveriam, teoricamente, ficar em torno de 174 pontos-base, disseram estrategistas do Rabobank, incluindo Richard McGuire, com base em uma análise de suas notas atuais. Isso ressalta a limitada vantagem remanescente para Portugal, e talvez a Itália também não ofereça valor, dado o risco de seu serviço da dívida, disseram eles.

Talvez os investidores ainda se sintam compelidos a comprar a dívida italiana, devido à falta de alternativas de alto rendimento, disseram eles. Os títulos italianos com vencimento em 10 anos oferecem 237 pontos-base sobre os bunds alemães, em comparação com 117 para Portugal e 107 para Espanha.