PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Ibope: Aprovação de Bolsonaro cai 16 pontos desde janeiro

Mario Sergio Lima

20/03/2019 18h02

(Bloomberg) -- A lua de mel do presidente Jair Bolsonaro's parece estar chegando a um fim rapidamente. Uma nova pesquisa de opinião mostra uma queda constante em seus índices de aprovação.

O apoio a Bolsonaro caiu 16 pontos percentuais desde janeiro, e atualmente está em 51%, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Ibope Inteligência. Trinta e oito por cento dos brasileiros desaprovam sua Presidência, mostrou a pesquisa.

Em seus primeiros meses no governo, Bolsonaro continuou a provocar controvérsia nas mídias sociais, como fez durante a campanha eleitoral. Membros de seu governo e apoiadores se confrontaram repetidamente, enquanto questões sobre os laços de sua família com as milícias do Rio de Janeiro continuam a surgir. Ao mesmo tempo, a recuperação econômica mostrou sinais de desaceleração e o governo ainda precisa fazer muito progresso em sua proposta de reforma da Previdência.

A pesquisa também mostra uma queda na avaliação pública do governo de Bolsonaro. Trinta e quatro por cento consideram sua administração boa, abaixo dos 49% em janeiro. A porcentagem de pessoas que consideram seu governo ruim subiu para 24%, de 11% em janeiro.

As métricas de aprovação são piores do que as do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff durante o mesmo período de seus primeiros mandatos,

A pesquisa do Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre 16 e 19 de março e tem uma margem de erro de mais ou menos 2 pontos percentuais.