IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Netflix negocia compra de cinema mítico em Hollywood: Fonte

Anousha Sakoui

10/04/2019 10h34

(Bloomberg) -- A Netflix está em negociações para comprar o Egyptian Theatre, em Los Angeles, segundo uma pessoa com conhecimento do assunto. A aquisição colocaria um cinema histórico de Hollywood nas mãos da gigante de streaming.

O cinema seria usado para projeções e estreias da indústria cinematográfica, mas a compra não sinaliza que a Netflix queira entrar no negócio de locais físicos, disse a pessoa, que pediu para não ser identificada porque o assunto é confidencial. A Netflix compraria o Egyptian Theatre da American Cinematheque, uma organização sem fins lucrativos dona de dois cinemas na área de Los Angeles.

A Netflix tem estreitado seus laços com a indústria cinematográfica. Em janeiro, a empresa se tornou membro da Motion Picture Association, que reúne os principais estúdios dos Estados Unidos.

Mas a Netflix não foi totalmente bem-vinda. A empresa foi confrontada por tradicionalistas de Hollywood, que questionaram quanto tempo filmes premiados deveriam ser exibidos nos cinemas antes de serem disponibilizados na Internet - um assunto que dividiu a indústria quando "Roma" foi indicado para o Oscar de melhor filme este ano.

O Egyptian Theatre, localizado na Hollywood Boulevard, está mergulhado na história de Hollywood. Construído por Sid Grauman, foi palco da primeira exibição de um filme em 1922: "Robin Hood", estrelado por Douglas Fairbanks. O Egyptian Theatre também foi o cinema de Hollywood escolhido pela Netflix para a estreia de "Roma".

A American Cinematheque também é dona do cinema Aero, construído por volta de 1940, em Santa Monica, Califórnia. Os cinemas exibem clássicos como "Um Beijo Antes de Morrer" e "Os Sete Samurais".

A Netflix não tem planos de administrar o Egyptian Theatre como um cinema comercial e não venderá ingressos para o público em geral, segundo a pessoa a par da situação. O acordo também não inclui o cinema Aero, disse a fonte.

O acordo com a Netflix ajudaria a melhorar a situação financeira da American Cinematheque, segundo o site Deadline, que divulgou anteriormente as negociações. A aquisição poderia melhorar a imagem da Netflix diante da comunidade cinematográfica, antes da reunião de 23 de abril do conselho da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

O grupo deve avaliar mudanças nas regras que poderiam exigir que filmes sejam exibidos por mais tempo nos cinemas antes de estarem disponíveis em streaming - uma ideia defendida por diretores como Steven Spielberg. A mudança pode ser um problema para a Netflix, cujos filmes de prestígio são exibidos apenas por algumas semanas nos cinemas antes de entrarem na plataforma on-line.

Para contatar o editora responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net