IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Waymo reativa planta em Detroit com produção de carro autônomo

David Welch

23/04/2019 14h01

(Bloomberg) -- O berço da indústria e da cultura automobilística dos EUA terá em breve uma das primeiras fábricas do mundo a produzir carros sem motoristas.

A Waymo, da Alphabet, escolheu uma instalação ociosa da American Axle & Manufacturing Holdings em Detroit como o local onde irá equipar veículos fabricados pela Fiat Chrysler e Jaguar Land Rover com tecnologia autônoma. A empresa vai alugar a fábrica e começar a trabalhar em seus veículos autônomos neste verão do hemisfério norte, criando "centenas" de empregos ao longo do tempo, de acordo com postagens de blog.

O movimento da Waymo dá um pequeno impulso a uma parte da cidade que foi duramente atingida pelo declínio industrial e pela mudança de empregos no setor manufatureiro para o México. A American Axle começou a reduzir o tamanho de seu complexo industrial na divisa de Detroit e Hamtramck em 2008 e fechou quatro anos depois. A General Motors também reduziu a operação em uma fábrica de sedan nas proximidades e pode fechar no próximo ano.

Os carros da Waymo serão os chamados veículos autônomos nível 4, equipados com hardware e software que permitem que os carros circulem sem a ajuda de um operador humano, já que seguem rotas mapeadas em áreas estritamente definidas.

A Waymo disse que escolheu um local que permite que a empresa comece a operar rapidamente no meio do ano e que tem um grande banco de talentos local de engenheiros e outros profissionais automotivos. Em um post em janeiro, a empresa disse que outro motivo para estabelecer presença em Detroit era o clima adverso no inverno.

Condições de neve são um desafio sério para o Lidar e outros sensores que carros autônomos usam para ver objetos em seu caminho. A Waymo disse que vai começar a trabalhar para superar os problemas climáticos nos notórios meses de inverno de Detroit.