IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Londres vai liderar projeto de pagamentos móveis pelo Whatsapp

Kurt Wagner

08/05/2019 10h04

(Bloomberg) — O Facebook planeja liderar uma expansão global de pagamentos móveis pelo Whatsapp a partir de Londres, acelerando seus esforços para ganhar dinheiro com o popular serviço de mensagens.

A maior plataforma de redes sociais do mundo escolheu o Reino Unido como o centro dessa iniciativa porque normalmente atrai talentos de mercados onde o WhatsApp é popular, como na Índia, disse um porta-voz da empresa com sede em Menlo Park, Califórnia. O WhatsApp enviou engenheiros para a Grã-Bretanha no fim do ano passado como parte de um plano para contratar cerca de 100 pessoas em Londres e Dublin para desenvolver seu sistema de pagamentos, disse o porta-voz, confirmando informações publicadas anteriormente pelo Financial Times.

O Facebook tem buscado formas de ganhar dinheiro com o serviço de mensagens e vem testando pagamentos por meio do aplicativo desde o ano passado na Índia, o maior mercado do WhatsApp, com mais de 200 milhões de usuários. O lançamento, no entanto, sofreu atrasos devido a disputas regulatórias e preocupações sobre conteúdo malicioso no serviço, dando tempo aos sistemas rivais Google Pay e Paytm, do Alibaba, para construir uma base de clientes.

A nova equipe do Facebook em Londres vai desenvolver uma função de pagamentos para o WhatsApp, além de produtos para reforçar a segurança e combater spam. Embora o serviço móvel agora ofereça criptografia de ponta a ponta, o que significa que o conteúdo só é visível para o remetente ou o destinatário, ainda se mostra vulnerável a abusos e desinformação.

Aumentar os pagamentos móveis pode impulsionar a iniciativa do Facebook em um campo mais amplo dos serviços financeiros, uma medida esperada desde que contratou David Marcus, ex-presidente do PayPal, em 2014. Em 2018, Marcus também passou a comandar as iniciativas blockchain da empresa.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net