IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Correção: Estapar está entre possíveis IPOs do bilionário Zell

Fabiola Moura

14/05/2019 16h12

(Bloomberg) -- (Corrige penúltimo parágrafo para dizer que rede indiana de hoteis Samhi possui mais de 4 mil quartos)

A Equity International, a empresa de investimento fundada pelo bilionário Sam Zell, planeja abrir capital de quatro de suas empresas, no Brasil, na Colômbia, no México e na Índia.

A Equity International está "avaliando seriamente" ofertas públicas iniciais para a operadora brasileira de estacionamentos Estapar e para a empresa indiana de hospedagem Samhi, disse o presidente da empresa, Tom Heneghan, em entrevista.

A operadora de shoppings mexicana Acosta Verde e a empresa de hospedagem colombiana Decameron, que opera hotéis e resorts all inclusive desde o Peru até o Caribe, também estão sendo preparadas para ofertas públicas, disse Heneghan em entrevista na sede da Bloomberg em Nova York.

"Temos várias empresas que, ao longo dos anos, posicionamos como candidatas interessantes para potenciais IPOs", disse Heneghan. A Estapar, rede de 600 estacionamentos e mais de 300 mil vagas, com sede em São Paulo, seria uma das primeiras a entrar no mercado, disse Heneghan.

"O Brasil é um mercado que passou por um grande deslocamento", disse Heneghan. São Paulo "tem poucas vagas de estacionamento e um monte de carros".

A Estapar, que seria a primeira operadora de estacionamentos de capital aberto do Brasil, é um exemplo dos esforços da Equity International para institucionalizar os mercados em que investe, disse Heneghan.

No Brasil, a Equity International já abriu o capital da construtora residencial Gafisa em 2006 e da operadora de shoppings BR Malls Participações no ano seguinte.

Hotéis na Índia

Outro concorrente forte para um IPO é a Samhi, que desenvolve e opera cerca de 30 hotéis com parceiros como Hyatt Hotels Co. e Marriott International Inc., nas principais cidades da Índia, disse Heneghan.

Esse seria o terceiro IPO no mercado de hospedagem da Índia em cerca de um ano. Quando a Lemon Tree Hotels Ltd. vendeu ações em março de 2018, a demanda superou a oferta em 19%. Já para Chalé Hotéis Ltd., que abriu seu capital em janeiro, a demanda superou a oferta em 57%.

"Fizemos um trabalho muito bom em um mercado desafiador como a Índia para criar escala", disse Heneghan. "Desenvolvemos a Samhi por sete anos e agora a rede possui mais de 4 mil quartos", disse Heneghan.

A Equity International, que atualmente tem 70% de seu portfólio na América Latina, ainda está trabalhando para expandir outros investimentos na região, como a ARG Realty, operadora de imóveis comerciais na Argentina, e a operadora de infraestrutura de telecomunicações ATP - Andean Tower Partners - - baseada em Bogotá, Colômbia.

--Com a colaboração de Misyrlena Egkolfopoulou.

Para contatar o editora responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net