Swatch adota conceito fast-food com drive-thru para relógios
(Bloomberg) -- A empresa que transformou a fabricação de relógios na Suíça foi buscar inspiração no setor de fast-food para elevar as vendas.
A Swatch, fabricante dos relógios de plástico a partir de US$ 50, planeja abrir uma loja drive-thru, onde venderá produtos de sua marca homônima embalada em caixas de hambúrguer e sacos de papel pardo. A loja, que fica próxima à sede da empresa em Biel, na Suíça, deve ser inaugurada nas próximas semanas, disse o presidente da empresa, Nick Hayek, durante assembleia anual realizada na quinta-feira.
Por enquanto a Swatch planeja abrir apenas uma unidade drive-thru na remota cidade, mas a iniciativa sinaliza como a marca está tentando inovar no processo de compra. Depois de anos insistindo que os clientes preferem a experiência de boutique antes de gastar, os relojoeiros suíços têm revitalizado as redes de varejo diante do aumento das compras on-line.
As empresas também estão reduzindo intermediários e aumentando o foco nas próprias lojas para ficar com uma parte maior do lucro. O conglomerado Richemont, dono da marca Cartier, comprou a varejista de luxo on-line YNAP e o site de produtos de segunda mão Watchfinder no ano passado.
A iniciativa da Swatch, que também controla as marcas Omega e Tissot, vem na esteira de vendas mais fracas de relógios mais baratos, assim como a menor demanda por relógios de luxo. A marca Swatch pode estar perdendo dinheiro ou estar no ponto de equilíbrio, na melhor das hipóteses, disse o analista Luca Solca, do Bernstein, em relatório de 30 de abril.
Hayek disse que a marca sempre desafiou as convenções do setor porque os varejistas inicialmente rejeitaram o produto, forçando a empresa a abrir suas próprias boutiques. A Swatch também se tornou uma das primeiras marcas de relógios com vendas on-line.
"Inovar na distribuição é importante para buscar consumidores", disse Hayek. "Ninguém mais se atreveu a fazer isso."
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