IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Nestlé tem nova receita para fabricar chocolate sem açúcar

Corinne Gretler

16/07/2019 14h43Atualizada em 20/07/2019 14h52

(Bloomberg) -- A Nestlé encontrou uma maneira de fazer chocolate sem adicionar açúcar, buscando atender à procura dos consumidores por alimentos naturais e saudáveis. Para manter o sabor, o segredo é usar a polpa do cacau para adoçar o chocolate. A empresa de alimentos está usando uma técnica patenteada para transformar a polpa branca que cobre os grãos de cacau em um pó que já contém açúcar.

No terceiro trimestre, a Nestlé começa a vender no Japão barras KitKat com 70% de chocolate amargo feito com a nova receita, que não contém açúcar, disse a empresa com sede em Vevey, na Suíça. Até agora, a polpa, cuja maior parte geralmente é descartada, nunca havia sido usada para adoçar o chocolate.

A Nestlé pode usar o mesmo processo para produzir leite ou chocolate branco no futuro, disse Alexander von Maillot, diretor de confeitaria da empresa, em entrevista por telefone.

O setor de alimentos e bebidas está sob pressão de consumidores e governos para fabricar produtos mais saudáveis em meio às taxas crescentes de obesidade e diabetes. A iniciativa da Nestlé pode reforçar sua posição como líder no setor, e ocorre três anos depois de encontrar uma maneira de alterar a estrutura do açúcar para aumentar seu poder adoçante.

A maior empresa de alimentos do mundo planeja usar a técnica da polpa em outras marcas de doces em mais países em 2020. "O uso da polpa torna o chocolate mais premium", disse von Maillot. "O açúcar é um ingrediente barato."

O novo chocolate amargo com teor 70% da Nestlé terá 40% menos açúcar do que a maioria das barras equivalentes adoçadas. Os KitKats de chocolate amargo da Nestlé contêm 12,3 gramas de açúcar por porção.

"A redução de açúcar é incidental, não um foco", disse von Maillot. "Tem mais a ver com uma nova maneira de fazer chocolate e usar o melhor do cacau".