Nestlé tem nova receita para fabricar chocolate sem açúcar
(Bloomberg) -- A Nestlé encontrou uma maneira de fazer chocolate sem adicionar açúcar, buscando atender à procura dos consumidores por alimentos naturais e saudáveis. Para manter o sabor, o segredo é usar a polpa do cacau para adoçar o chocolate. A empresa de alimentos está usando uma técnica patenteada para transformar a polpa branca que cobre os grãos de cacau em um pó que já contém açúcar.
No terceiro trimestre, a Nestlé começa a vender no Japão barras KitKat com 70% de chocolate amargo feito com a nova receita, que não contém açúcar, disse a empresa com sede em Vevey, na Suíça. Até agora, a polpa, cuja maior parte geralmente é descartada, nunca havia sido usada para adoçar o chocolate.
A Nestlé pode usar o mesmo processo para produzir leite ou chocolate branco no futuro, disse Alexander von Maillot, diretor de confeitaria da empresa, em entrevista por telefone.
O setor de alimentos e bebidas está sob pressão de consumidores e governos para fabricar produtos mais saudáveis em meio às taxas crescentes de obesidade e diabetes. A iniciativa da Nestlé pode reforçar sua posição como líder no setor, e ocorre três anos depois de encontrar uma maneira de alterar a estrutura do açúcar para aumentar seu poder adoçante.
A maior empresa de alimentos do mundo planeja usar a técnica da polpa em outras marcas de doces em mais países em 2020. "O uso da polpa torna o chocolate mais premium", disse von Maillot. "O açúcar é um ingrediente barato."
O novo chocolate amargo com teor 70% da Nestlé terá 40% menos açúcar do que a maioria das barras equivalentes adoçadas. Os KitKats de chocolate amargo da Nestlé contêm 12,3 gramas de açúcar por porção.
"A redução de açúcar é incidental, não um foco", disse von Maillot. "Tem mais a ver com uma nova maneira de fazer chocolate e usar o melhor do cacau".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.