IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caos em clima global também afeta agricultura na Ásia

Siraphob Thanthong-Knight

30/07/2019 15h39

(Bloomberg) -- Em um ano com calor recorde e escaldante na Europa e as chuvas mais fortes das últimas décadas que inundaram partes do Meio-Oeste dos Estados Unidos, a região da Ásia-Pacífico sofre com seu próprio redemoinho de condições meteorológicas extremas.

A seca e as inundações em algumas áreas devastaram os meios de subsistência de milhares de pessoas e danificaram plantações em uma região que produz a maior parte do óleo de palma, borracha natural e arroz do mundo, e mais de um terço do açúcar do mercado global. Enquanto áreas da China tiveram o maior volume de chuvas em quase 60 anos, os níveis de água no Mekong, um dos maiores sistemas fluviais da Ásia, caíram para nível recorde, e áreas do sul da Índia enfrentam uma seca implacável.

"Nos últimos anos, vimos mais seca do que o contrário na região", disse Donald Keeney, meteorologista agrícola sênior da Maxar, consultoria de meteorologia dos EUA. "Essas condições vão causar um declínio na produção das principais culturas no fim deste ano e no próximo", disse.

A seca também afetou plantações de arroz na Tailândia e na Indonésia e causou estragos nas plantações de cana-de-açúcar e oleaginosas na Índia.

--Com a colaboração de Shuping Niu, Pratik Parija, Yoga Rusmana, Anuradha Raghu, Mai Ngoc Chau e Andrew Hobbs.