PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Trânsito na capital do Quênia custa US$ 1 bi à economia

Eric Ombok

24/09/2019 09h24

(Bloomberg) -- Carros e micro-ônibus presos no trânsito pesado fazem com que muitas reuniões sejam perdidas na capital do Quênia, o que pode custar quase US$ 1 bilhão por ano à maior economia da África Oriental devido à queda de produtividade.

Os dados são da Autoridade de Transporte da Área Metropolitana de Nairobi, que classificou a capital como a quarta cidade mais congestionada do mundo. Em novo relatório, a agência calculou o tempo médio de viagem na cidade - com 3,2 milhões de habitantes - em 57 minutos e recomendou um sistema de transporte rápido por ônibus para cinco rotas principais com o objetivo de reduzir os congestionamentos.

"A falta de um sistema de transporte público programado e de uma elaborada rede de transporte não motorizado obriga as pessoas a usarem veículos pessoais em distâncias curtas, ao passo que, de outra forma, teriam caminhado, pedalado ou usado o transporte público", de acordo com a Autoridade de Transporte da Área Metropolitana de Nairobi.

Qual seria a saída para melhorar o trânsito? A agência pretende criar faixas exclusivas para o transporte programado e, assim, reduzir o tempo do trajeto de ida e volta do distrito de negócios central de Nairobi.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net