PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Economistas melhoram previsões para economia do Vietnã

Michelle Jamrisko

30/09/2019 06h51

(Bloomberg) -- Economistas elevaram as projeções de crescimento para o Vietnã, depois que dados divulgados no fim de semana mostraram que a economia mostrou expansão de mais de 7% no terceiro trimestre.

O Citigroup revisou sua previsão para o PIB 2019 de 6,7% para 6,9%, com expectativa de outro sólido desempenho no quarto trimestre. E analistas do Maybank Kim Eng Research agora esperam crescimento de 7% no ano, em comparação com estimativa anterior de 6,8%.

O United Overseas Bank elevou a previsão de expansão de 6,7% para 6,8% em 2019, enquanto a Capital Economics manteve sua projeção em 7%.

O sólido crescimento das exportações e do setor de manufatura sustentou a expansão de 7,31% no terceiro trimestre, apesar da desaceleração regional provocada pelas tensões comerciais EUA-China, Japão-Coreia do Sul e retração da demanda global. O PIB cresceu no ritmo mais rápido desde o início de 2018 e reflete o crescente investimento estrangeiro no Vietnã, à medida que empresas transferem a produção da China para outros países com o objetivo de escapar das tarifas mais altas.

O maior investimento direto estrangeiro e a "demanda interna dinâmica, conforme sugerido pelo recente crescimento robusto das vendas no varejo", vão manter o "momentum" até o final do ano e início de 2020, disseram em relatório Linda Liu e Chua Hak Bin, economistas do Maybank.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net