IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

A carreira do escolhido da UE para enfrentar Trump no comércio

Dara Doyle

05/12/2019 18h02

(Bloomberg) -- Quando Phil Hogan batalhava para salvar sua carreira política, sabia exatamente a quem recorrer: seu inimigo.

Lutando contra uma rebelião partidária antes das eleições da Irlanda em 2011, Hogan contatou um conhecido entre os conspiradores, disse uma das pessoas envolvidas. Cada um tentava descobrir os traidores que haviam prometido lealdade aos dois campos, então concordaram em comparar as anotações.

Mas, quando se tratava de disputar votos de suas informações compartilhadas, foi Hogan quem se destacou. Seu indicado, Enda Kenny, sobreviveu ao desafio da liderança e se tornou primeiro-ministro. Hogan começou sua ascensão a um dos cargos mais importantes da União Europeia - comissário de Comércio.

É o tipo de história que deu a Hogan a reputação de intermediário nos bastidores que vai buscar alianças, por mais improvável que seja, para fechar um acordo.

"Ele entende as necessidades e argumentos do outro lado melhor do que qualquer um que já conheci", diz Frank Flannery, um colega do partido que conhece Hogan há quase 30 anos. "Ele quase começa do ponto, o que a outra pessoa quer?".

"Big Phil" - como o comissário de 1,85 metro é conhecido em Bruxelas - precisará de toda essah habilidade em seu novo papel, buscando amenizar as tensões com Donald Trump e estabelecer um acordo com o Reino Unido após o Brexit. Na quarta-feira, ele foi abordado pelo ministro de Finanças da França, Bruno Le Maire, em Bruxelas, quando enfrentaram a primeira crise de seu novo emprego - as meaças tarifárias dos EUA contra a França.

Hogan, que não quis dar entrevista, é filho de um fazendeiro de uma região próxima a Tullaroan, uma pacata vila de cerca de 300 pessoas aninhada nas colinas a 70 quilômetros ao sul de Dublin.

Mary Hilda Cavanagh, conselheira mais antiga da Irlanda, lembra-se de tê-lo conhecido quando ele tinha 14 anos, esperando que seu pai o levasse para casa após uma reunião do conselho.

Quando seu pai morreu, em 1982, Hogan assumiu seu assento no Conselho do Condado de Kilkenny. Três anos depois, ele se tornou o mais jovem líder de todos os tempos e, em 1994, aos 34 anos, tornou-se ministro júnior no departamento de Finanças.

"Acho que ele sempre quis ser político", disse Cavanagh em entrevista.