IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Merck KGaA aposta em startup que faz queijo em laboratório

Tim Loh

18/12/2019 13h33

(Bloomberg) -- Vem aí a alternativa aos laticínios alternativos.

A LegenDairy Foods, que produz queijo a partir de componentes do leite produzidos em laboratório, captou US$ 4,7 milhões junto a um grupo de investidores que inclui a empresa alemã de medicamentos e tecnologia Merck KGaA. Seu objetivo é produzir queijo mais parecido com queijo de verdade do que as opções feitas de castanha de caju e outros vegetais, mas sem ordenhar vacas.

A LegenDairy já criou protótipos de muçarela e ricota, segundo comunicado enviado por e-mail. A injeção de recursos ajudará a startup com sede em Berlim a diversificar a linha de queijos, expandir as instalações de desenvolvimento de produtos e contratar mais gente.

"Pela primeira vez na história da humanidade, somos capazes de produzir produtos de origem animal de verdade sem prejudicar o meio ambiente", afirmou Raffael Wohlgensinger, presidente da LegenDairy, no comunicado.

A Merck KGaA tem uma vasta carteira de negócios relacionados à ciência, que inclui remédios contra o câncer, componentes para semicondutores e sistemas para edição genética. A companhia está ampliando seu envolvimento em produtos animais criados em laboratório por meio da divisão de venture capital, que já investiu na Mosa Meat. Esta companhia alega ter criado o primeiro hambúrguer sem morte do mundo, com carne gerada diretamente de células bovinas.

Apesar do nome, a empresa alemã não tem relação com a farmacêutica americana Merck & Co.