IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Musk vai a Xangai para entrega de modelos fabricados na China

Bloomberg News

06/01/2020 12h13

(Bloomberg) -- Elon Musk planeja participar de uma cerimônia na terça-feira para marcar as primeiras entregas para clientes de veículos da Tesla fabricados na China, segundo pessoas a par do assunto.

A Tesla, que já fabrica mais de 1.000 sedãs Model 3 por semana em sua unidade nos arredores de Xangai, entregou um lote de carros a um grupo seleto de funcionários em 30 de dezembro, mas na terça-feira a empresa fará as primeiras entregas ao público em geral. A cerimônia deve começar às 15h, hora local, na primeira fábrica da Tesla fora dos EUA, um marco nos planos de Musk para globalizar a empresa fundada por ele.

No entanto, as entregas ocorrem em um momento desafiador do mercado automotivo da China, onde as previsões apontam para uma terceira queda anual consecutiva no total de vendas. No segmento de veículos elétricos, as vendas caíram 42% em novembro em relação ao ano anterior, quando o governo reduziu os subsídios às compras. Em uma tentativa de atrair compradores, a Tesla reduziu o preço inicial de seus sedãs Model 3 fabricados na China em 9%, de modo que fiquem mais alinhados com alguns fabricantes locais de veículos elétricos. A empresa pode reduzir mais os preços em meados do ano, à medida que aumenta o volume de componentes produzidos localmente, disseram pessoas com conhecimento do assunto.

"A demanda pelo nosso Model 3 fabricado localmente é muito boa", disse na semana passada Allan Wang, gerente-geral da Tesla China. "Estamos confiantes em vender todos os veículos produzidos nesta fábrica."

A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

--Com a colaboração de Michael Tighe.

To contact Bloomberg News staff for this story: Chunying Zhang Shanghai, czhang714@bloomberg.net