IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Selo ESG pode ajudar a reduzir custo de financiamento, diz Sigma

Esteban Duarte

09/01/2020 14h35

(Bloomberg) -- A conformidade com os padrões ambientais, sociais e de governança pode significar uma economia significativa no financiamento de projetos relacionados ao lítio, um componente essencial das baterias de carros elétricos.

Isso porque as empresas que aderem a essas medidas poderiam atrair bancos comerciais que buscam oferecer financiamento para projetos alinhados aos padrões ESG, em vez de depender de instituições privadas ou fundos especiais de mineração de crédito, disse Ana Cabral-Gardner, diretora de estratégia da Sigma Lithium Resources, empresa de exploração mineral listada no Canadá e com operações no Brasil.

"O que o ESG está fazendo é abrir a categoria de project financing para a Sigma", disse Cabral-Gardner em entrevista por telefone. Outras alternativas de financiamento de dívida para minas de lítio são de "600 a 1.000 pontos-base mais caras", disse a executiva, que trabalhou anteriormente no Goldman Sachs e Barclays.

O chamado project financing por meio de bancos pode ser assinado com um spread de 450 a 500 pontos-base sobre a Libor, enquanto outras fontes, como fundos de crédito, ofereceriam um spread de cerca de 950 pontos-base mais incentivos em ações, o que poderia adicionar outros 400 pontos-base, disse.

Bancos em todo o mundo se comprometeram com a mobilização de trilhões de dólares para ajudar a combater as mudanças climáticas e para outros fins elegíveis para ESG. Somente no Canadá, os maiores bancos do país planejam financiar 600 bilhões de dólares canadenses em projetos sustentáveis nos próximos anos.

"Recebemos enorme atenção de bancos que têm o ESG como princípio fundamental", disse Cabral-Gardner, que está em negociações com pelo menos quatro bancos, incluindo um banco brasileiro e um japonês. A Sigma Lithium Resources pretende fechar o financiamento de um projeto específico até o fim de março, disse.

A empresa avalia a construção de uma fábrica no Brasil, onde executa um projeto piloto há mais de um ano. A Sigma também fornece projeções de negócios aos bancos juntamente com as credenciais ESG da unidade, disse Cabral-Gardner.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net