Foco de disputa em divórcio, iate de oligarca russo é liberado
Um superiate de US$ 450 milhões no foco da maior batalha de divórcio de Londres pode finalmente ser autorizado a zarpar de um porto de Dubai, causando um revés para a financiadora de litígios Burford Capital.
O MV Luna, de 115 metros, ficou preso em Dubai enquanto advogados do oligarca russo Farkhad Akhmedov recorriam de uma sentença de um tribunal do Reino Unido que transferiu o barco para sua ex-esposa. O Tribunal de Apelação de Dubai rejeitou a tentativa de Tatiana Akhmedova para que a decisão britânica fosse cumprida na semana passada, dizendo que era contraditória à lei islâmica.
O resultado é um golpe para a Burford Capital, que financiou Tatiana em troca de uma possível comissão de até 30% de qualquer valor recuperado. A financiadora de litígios enfrenta questionamentos da empresa de investimentos Muddy Waters sobre a maneira como registra ganhos nos casos em disputa.
Embora o tribunal de Dubai tenha suspendido a ordem que mantinha o iate atracado, o futuro do barco ainda é incerto porque a decisão do Reino Unido permanece em vigor juntamente com uma liminar das Ilhas Marshall, o estado da bandeira do iate, disse um porta-voz de Tatiana. O tribunal superior de Dubai ainda pode revisar a decisão.
"Ela continua confiante nos méritos de seu caso e de que os tribunais de Dubai apoiarão padrões comuns de cooperação internacional, reconhecendo e aplicando decisões do exterior", disse o porta-voz.
A Burford insistiu que também continuará a defender o caso.
Como parte de seu programa de recuperação de ativos, a Burford concedeu 18 milhões de libras (R$ 101,35 milhões) a Tatiana Akhmedova para que ela financiasse o litígio, segundo o porta-voz do oligarca russo.
O iate, que tem capacidade para 50 tripulantes e dois helipontos, é foco de litígios há quase dois anos. Foi apreendido em Dubai e colocado em doca seca depois de uma vitória inicial da Burford antes de Akhmedov persuadir os tribunais locais a liberarem o barco.
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.