IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FMI diz que não pode oferecer desconto em empréstimo à Argentina

iStock
Imagem: iStock

Jose Orozco e Abeer Abu Omar

17/02/2020 08h28

O Fundo Monetário Internacional, como credor de último recurso, não oferecerá um desconto em seu empréstimo à Argentina. A vice-presidente Cristina Kirchner já instou a instituição a assumir uma perda.

"Nossa estrutura legal é tal que não podemos tomar medidas que possam ser possíveis para outros sem essa grande responsabilidade global", disse no domingo a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, em entrevista à Bloomberg TV em Dubai.

Uma missão técnica do FMI está em Buenos Aires, onde se reunirá com autoridades da Argentina até 19 de fevereiro para avaliar a sustentabilidade da dívida do país. As conversas com o FMI, ao qual a Argentina deve US$ 44 bilhões, serão fundamentais para uma negociação ainda mais ampla com credores de títulos para evitar um default.

"Entendemos a necessidade de analisar cuidadosamente o ônus da dívida. É trabalho do governo, não do FMI", disse Georgieva quando questionada sobre a "profunda reestruturação da dívida" proposta pelo ministro da Economia, Martín Guzmán.

É necessário mais tempo para obter dados sobre a sustentabilidade da dívida do país, disse Georgieva. O FMI continua a apoiar o governo de Alberto Fernández em seus esforços para retomar o crescimento econômico, afirmou.

"Em termos gerais, apoiamos muito o compromisso deste governo de estabilizar a economia e retornar ao crescimento", disse Georgieva.

* Com a colaboração de Yousef Gamal El-Din e Giovanni Prati

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas