IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rei da gaze lidera ascensão de novos bilionários em pandemia

12.mar.2020 - Homem usando máscara caminha pela Broadway após anúncio de cancelamentos por causa do coronavírus - Andrew Kelly/Reuters
12.mar.2020 - Homem usando máscara caminha pela Broadway após anúncio de cancelamentos por causa do coronavírus Imagem: Andrew Kelly/Reuters

Blake Schmidt, Venus Feng e Pei Yi Mak

Bloomberg, em São Paulo,Hong Kong e Singapura

13/03/2020 15h10

Rolos de gaze, curativos de gaze, esponjas de drenagem de gaze.

A Allmed Medical Products fabrica praticamente qualquer tipo de produto de gaze imaginável. Também fabrica máscaras cirúrgicas, e seus produtos com qualidade de exportação são muito procurados na China atualmente.

O presidente do conselho Cui Jinhai, que fundou a empresa com sede na província de Hubei, no epicentro do surto de coronavírus, lidera o grupo de magnatas das indústrias médica e de biotecnologia da China, cujas participações acionárias aumentaram em mais de US$ 17 bilhões, mesmo com a queda dos mercados globais, segundo o Índice de Bilionários Bloomberg. O preço das ações da Allmed mais do que dobraram de valor neste ano, o que tornou Cui bilionário.

A pandemia de Covid-19 tem mais de 130 mil casos confirmados e pode levar a economia global à recessão, mas tem provocado um salto das vendas para fabricantes asiáticos de itens como kits de teste rápido e máscaras. O aumento da demanda também chegou ao Ocidente e aumentou a demanda por ações da Vir Biotechnology, de São Francisco, que colabora com os Institutos Nacionais de Saúde em pesquisas sobre o coronavírus. As ações da empresa subiram 11% na quinta-feira e quase triplicaram de preço em 2020.

A valorização de ações de empresas como a Allmed pode ser sinal de que os investidores estão desesperados para encontrar algo positivo em um cenário sombrio para a economia global sem um fim à vista para a pandemia, com a demanda sustentada por produtos usados no combate ou tratamento do surto, disse Nikkie Lu, analista da Bloomberg Intelligence. A alta da Allmed foi impulsionada por um salto das vendas domésticas, enquanto consumidores e hospitais chineses compravam produtos com qualidade de exportação da empresa. A Allmed não respondeu a um pedido de comentário.

Kits de testes

As ações da Guangzhou Wondfo Biotech, fabricante de kits de testes rápidos, acumulam ganho de mais de 40% este ano. Com isso, o presidente Li Wenmei e a esposa Wang Jihua são agora um casal bilionário. Wang é a presidente do conselho.

O oásis em um mercado turbulento tem sido uma dádiva para bilionários farmacêuticos da Ásia, como o ex-médico An Kang, presidente do conselho e maior acionista da Hualan Biological Engineering, que produziu vacinas para o vírus da gripe H1N1 e faz pesquisas médicas sobre a Covid-19.

As ações da Hangzhou Tigermed Consulting, fundada pelo bilionário diplomado em Oxford Ye Xiaoping, acumulam alta de 8% este ano. O grupo de pesquisa farmacêutica recebeu aprovação de autoridades chinesas para um ensaio clínico do Remdesivir, um novo medicamento antiviral.