PUBLICIDADE
IPCA
0,26 Jun.2020
Topo

Sony lança sensores de câmera mais rápidos com IA integrada

Vlad Savov e Takashi Mochizuki

14/05/2020 15h14

(Bloomberg) -- A Sony apresentou na quinta-feira os primeiros sensores de imagem do mundo com inteligência artificial incorporada, que prometem tornar as tarefas de coleta de dados muito mais rápidas e seguras. A Sony disse que a tecnologia, a primeira desse tipo segundo a empresa, proporciona uma "visão inteligente" às câmeras para aplicações industriais e de varejo.

Os novos sensores são parecidos com pequenos computadores autônomos, que incorporam um processador lógico e memória. São capazes de reconhecimento sem gerar imagens, o que permite executar tarefas de inteligência artificial como identificar, analisar ou contar objetos sem descarregar nenhuma informação para um chip separado. A Sony disse que o método proporciona maior privacidade, além de possibilitar análises e rastreamento de objetos quase instantâneos.

A Sony se une a gigantes de tecnologia como Huawei Technologies e Google que têm desenvolvido silício de inteligência artificial para ajudar a acelerar todo tipo de tarefas, desde o processamento de imagens até o aprendizado de máquina. Os novos semicondutores podem oferecer um grande impulso às aplicações de realidade aumentada, caso a tecnologia seja adaptada aos mercados de smartphones ou de consumo, onde a empresa japonesa é líder.

Entre as aplicações sugeridas pela Sony estão a contagem e o rastreamento de pessoas em espaços públicos, o mapeamento de calor e congestionamento e a medição do comportamento de consumidores em lojas.

Embora destinada a clientes comerciais em sua iteração atual, a tecnologia também poderia ser usada futuramente em aplicativos para consumidores. Sem gerar nenhuma imagem real, pode ajudar um dispositivo pessoal, como um smartphone, a identificar objetos e usuários com segurança. A detecção acelerada de objetos também seria uma vantagem para manter o foco nítido ao filmar imagens que se movem rapidamente, como atletas ou animais de estimação.

A Sony disse que já enviou amostras de seus novos sensores para possíveis clientes, que estão principalmente no segmento business-to-business, incluindo automação de fábrica.

©2020 Bloomberg L.P.

Economia