IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trafigura dobra aposta em projetos de energia renovável

Andy Hoffman

26/05/2020 10h20

(Bloomberg) -- A trading de commodities Trafigura planeja um grande aumento dos investimentos em energia renovável nos próximos cinco anos.

O grupo quer adicionar 2 gigawatts de ativos de energia renovável ao portfólio até 2027, acima dos cerca de 350 megawatts atualmente, de acordo com folheto publicado na terça-feira pela trading de Cingapura.

As maiores operadoras de petróleo e gás do mundo correm para financiar projetos de energia renovável diante da transição da demanda por combustíveis fósseis para fontes mais limpas de energia sustentável, como eólica e solar.

A pandemia de coronavírus, que diminuiu a demanda por combustíveis, principalmente por viagens aéreas, pode acelerar a transição. O diretor-presidente e presidente do conselho da Trafigura, Jeremy Weir, disse no ano passado que o crescimento da demanda por petróleo pode atingir o pico até 2025 e começar a cair a partir de 2030.

A Trafigura reforçou a aposta em negociações de energia e renováveis em 2019, colocando alguns de seus principais executivos, como o ex-diretor de minério de ferro Julien Rolland e o ex-codiretor de trading de petróleo Robert Gillon na nova equipe.

No ano passado, a empresa comprou uma participação na Hy2gen, uma startup alemã que trabalha na produção de hidrogênio verde.

Em janeiro, a Pash Global, um veículo de investimento em energias renováveis controlado pela Trafigura, comprou uma fatia de 49,9% em um projeto de fazenda solar em Mali.

A Trafigura é a segunda maior operadora independente de petróleo, movimentando cerca de 6 milhões de barris de petróleo e derivados por dia. A Vitol, maior operadora independente de energia, também investe em projetos de energias renováveis, incluindo parques eólicos, solares e um projeto de captura de carbono associado a uma usina que controla no Reino Unido

©2020 Bloomberg L.P.