IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fusão AstraZeneca-Gilead enfrentaria obstáculos, dizem analistas

William Canny e Morwenna Coniam

08/06/2020 07h25

(Bloomberg) -- Analistas acreditam que uma fusão entre as farmacêuticas AstraZeneca e Gilead Sciences é improvável. Segundo reportagem da Bloomberg News, a britânica AstraZeneca fez uma abordagem preliminar à concorrente americana no mês passado.

A oposição política tanto dos governos do Reino Unido quanto dos EUA poderia impedir qualquer tentativa de acordo, especialmente no contexto do surto de Covid-19, segundo o Citi. O momento do negócio também é questionável, pois, embora a Gilead esteja em meio a uma virada, a AstraZeneca está bem posicionada e tem grande número de projetos, disseram analistas.

No entanto, há potencial para sinergias, e a Gilead poderia complementar o portfólio da AstraZeneca nas áreas de virologia e tratamento inflamatório, de acordo com a RBC.

Andrew Baum, analista do Citi que tem recomendação de compra para as ações da AstraZeneca, acredita que o governo dos EUA provavelmente tentaria bloquear qualquer aquisição de uma grande empresa biofarmacêutica do país envolvida no desenvolvimento de um tratamento para a pandemia. A oposição política seria ainda maior no Reino Unido, disse Baum.

Eric Le Berrigaud, analista da Bryan Garnier, avalia que o aspecto mais preocupante da notícia é que sugere que a AstraZeneca não tem tudo o que precisa para entregar o "futuro brilhante" que quase todo mundo espera para o grupo.

©2020 Bloomberg L.P.