IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Startup por trás de Ethereum apoiada por Jay Z expande alcance

Matthew Leising

11/08/2020 16h23

(Bloomberg) -- A startup de blockchain Alchemy, que opera 70% dos principais aplicativos do Ethereum, abriu as portas para qualquer empresa ou desenvolvedor em busca de ferramentas para criar projetos baseados em contratos inteligentes.

Fundada em 2017 por Nikil Viswanathan e Joe Lau, a Alchemy até agora operava em modo privado, onde clientes tinham que se inscrever para usar suas ferramentas de desenvolvimento de software. Viswanathan, de 32 anos, e Lau, 31, se conheceram na Universidade Stanford, onde ambos trabalharam como professores assistentes em uma classe de banco de dados. Desde então, fundaram uma empresa que conta com investidores como Duncan Niederauer, Charles Schwab, John Hennessy, Jay Z, Jerry Yang, Ruchi Sanghvi e Will Smith. Os cofundadores desejam remover a complexidade de desenvolver aplicativos blockchain para que o novo setor possa crescer.

"Estamos aqui porque acreditamos que o blockchain será tão poderoso quanto a Internet", disse Viswanathan em entrevista por telefone. A empresa com sede em São Francisco conta com 4 milhões de usuários ao redor do mundo e diz que os aplicativos que usam seus serviços geram cerca de US$ 7,8 bilhões por ano. Ainda assim, é difícil desenvolver aplicativos do zero, disse Lau em entrevista.

"Todo mundo quer construir arranha-céus em Ethereum, mas não temos as ferramentas no momento", disse. "Temos picaretas e pás."

A Alchemy está ajudando desenvolver um modelo de negócios conhecido como finanças descentralizadas, que não apresentam uma corporação centralizada que toma decisões e está no controle das operações. Em vez disso, esses aplicativos baseados em blockchain são executados de acordo com seu código armazenado em milhares de computadores em todo o mundo. As alterações nesse código geralmente precisam ser acordadas e atualizadas pelos usuários distribuídos, ao contrário da Amazon.com, que pode alterar seus termos de serviço sempre que desejar.

©2020 Bloomberg L.P.