IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Brasil, Colômbia, México e Uruguai entram em Rede Unesco de Cidades Criativas

11/12/2015 13h19

Paris, 11 dez (EFE).- A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) incluiu nesta sexta-feira em sua Rede de Cidades Criativas várias cidades de Brasil, México, Colômbia e Uruguai.

Santos entrou na categoria de cinema, Salvador na de música e Belém de gastronomia.

No caso mexicano, San Cristóbal de las Casas passa a fazer parte da categoria de artesanato e artes populares, Ensenada como gastronomia e Puebla em design, enquanto a colombiana Medellín integrou a lista de música e a uruguaia Montevidéu de literatura.

Na lista já figuravam, na região da América Latina e do Caribe, as cidades de Bogotá (música), Buenos Aires (design), Curitiba (design), Florianópolis (gastronomia), Nassau (artesanato e artes populares) e Popayán (gastronomia), na Colômbia; e Yáquimo, no Haiti, em artesanato e artes populares.

"A Rede de Cidades Criativas representa um potencial enorme para ressaltar o valor da cultura como acelerador do desenvolvimento sustentável", declarou a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.

Foram incluídos hoje no total 47 municípios de 33 países, e entre eles também estão os portugueses Idanha-a-Nova e Óbidos (literatura e música, respectivamente), o iraniano Isfahan (em artesanato e artes populares), o esloveno Ljubljana (literatura), o britânico Nottingham (literatura) e o congolês Lubumbashi (artesanato e artes populares).

As 47 assumem o compromisso de "colaborar e desenvolver alianças para promover a criatividade e as indústrias culturais, compartilhar práticas idôneas, reforçar a participação na vida cultural e integrar a cultura em seus planos de desenvolvimento econômico e social".

La Red, criada em 2004, tem 116 cidades no mundo inteiro, acrescentou a Unesco, que precisou que sua vocação é "estimular a cooperação internacional entre as cidades membros para fazer da criatividade um motor de desenvolvimento urbano sustentável, de integração social e de vida cultural".

Bokova lembrou que o programa de desenvolvimento sustentável para 2030, adotado pela comunidade internacional em setembro de 2015, ressalta a importância da cultura e a criatividade como motores essenciais do desenvolvimento urbano sustentável.

A próxima reunião anual da Rede de Cidades Criativas se realizará em setembro de 2016 em Östersund, na Suécia.