Bolsas

Câmbio

Califórnia declara estado de emergência por grande vazamento de metano

Los Angeles (EUA), 6 jan (EFE).- O governador do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, Jerry Brown, declarou nesta quarta-feira o estado de emergência em Porter Ranch, no condado de Los Angeles, devido a um escapamento de gás metano que começou em outubro e que provocou a mudança de milhares de pessoas na região.

Porter Ranch é uma comunidade do norte do vale de San Fernando, dentro do condado de Los Angeles, na qual vivem cerca de 30 mil pessoas.

Através de um comunicado, Brown ordenou que todas as agências estatais utilizassem todos os recursos necessários para assegurar uma "contínua e rigorosa" resposta para este incidente, que foi detectado em 23 de outubro de 2015 na instalação de uma estrutura para o armazenamento de gás em Aliso Canyon.

O governador também indicou que os esforços da Southern Califórnia Gas Company para deter o vazamento ainda não foram bem-sucedidos e pediu que as autoridades tomassem todas as medidas necessárias para recolher e retirar o gás.

Brown ressaltou que uma investigação sobre o ocorrido já está em curso e garantiu que o estado da Califórnia continuará e ampliará o monitoramento das emissões na região para proteger a saúde da população, assim como informará sobre a situação e seus progressos.

O governador assinalou que muitos moradores de Porter Ranch sentiram ao longo dos últimos meses sintomas físicos adversos por consequência do escapamento de gás, e também indicou que "grandes quantidades de metano" foram lançadas na atmosfera.

Por último, Brown afirmou que o estado da Califórnia vai garantir que a companhia responsável arque com os custos relativos ao vazamento de gás e dos trabalhos de resposta ao mesmo.

O escapamento de gás em Porter Ranch, que está lançando na atmosfera mais de 30 mil quilos de metano por hora, é considerado o pior registrado nos Estados Unidos desde o vazamento de uma plataforma petrolífera da empresa britânica BP no Golfo do México em 2010.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos