Bolsas

Câmbio

Magnata adquire fazenda histórica nos EUA avaliada em US$ 725 milhões

  • Torin Halsey/Times Record News/AP

Austin (EUA), 11 fev (EFE).- O magnata dos setores esportivo e imobiliário Stan Kroenke adquiriu o histórico rancho Waggoner, no Texas, nos Estados Unidos, informaram nesta quinta-feira (11) representantes da propriedade, uma das maiores do país e com território maior que o de alguns dos menores países do mundo.

Os detalhes da transação não foram divulgados, mas a propriedade era avaliada em US$ 725 milhões desde que a família Waggoner a colocou à venda em 2014, após duas décadas de disputas e ações nos tribunais.

Trata-se da segunda maior fazenda do país, atrás apenas da King Ranch, que também fica no Texas.

A propriedade ocupa cerca de 2.070 quilômetros quadrados e se estende por seis condados do norte de estado. Além disso, é a maior propriedade dos Estados Unidos concentrada em uma única parcela.

Sua superfície é quatro vezes maior que Andorra e tem o dobro do tamanho de Hong Kong. Além disso, a fazenda é maior que as cidades de Nova York e Los Angeles juntas.

"É uma oportunidade incrível e uma responsabilidade ainda maior. É uma honra assumir a propriedade Waggoner, um verdadeiro símbolo do Texas e dos Estados Unidos", afirmou em comunicado Kroenke, que é proprietário de diversas franquias esportivas.

O magnata é dono do Los Angeles Rams, da liga de futebol americano dos EUA (NFL), do Denver Nuggets, da liga de basquete (NBA), do Colorado Avalanche, da liga de hóquei no gelo (NHL), do Colorado Rapids, da principal liga de futebol do país, a Major League Soccer (MLS), e também do Arsenal, equipe da primeira divisão da Inglaterra.

Segundo a emissora "Bloomberg", Kroenke também possui outras 11 propriedades em Montana, Wyoming, Arizona e Canadá e é casado com uma herdeira do grupo multinacional Walmart.

"Kroenke considera o Waggoner a joia da coroa de todos os ranchos e tem a intenção de seguir com o negócio. Não se trata de um divertimento para ele", disse Bernard Uechtritz, o agente imobiliário que vendeu a propriedade.

A compra do rancho Waggoner inclui tudo o que está dentro da propriedade: milhares de cabeças de gado, cerca de 500 cavalos, mil poços de petróleo e mais de 12 mil hectares de plantações. Também há cervos, javalis, codornas, aves aquáticas e fauna selvagem, assim como lagos e riachos.

A família Waggoner se estabeleceu nesse terreno em 1849 e, até agora, a fazenda sempre esteve em suas mãos.

"Foi um processo emotivo no qual buscamos um novo proprietário que tivesse um profundo sentido da tradição, amor pela terra e lealdade aos trabalhadores. Temos certeza que Stan será um grande administrador da herança Waggoner", disse Bradley Wharton, representante da família.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos