IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ministro da Fazenda da Argentina vem ao Brasil para falar sobre Cúpula do G20

17/02/2016 17h44

Buenos Aires, 17 fev (EFE).- O ministro da Fazenda e Finanças da Argentina, Alfonso Prat-Gay, virá ao Brasil para se reunir com seu homólogo no governo de Dilma Rousseff, Nelson Barbosa, e com o chanceler Mauro Vieira, para aproximar posições antes da próxima Cúpula do G20, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais argentinas.

Embora os detalhes da agenda não tenham sido divulgados de forma oficial, a imprensa argentina afirmou que Prat-Gay estará hoje e amanhã em Brasília e que viajará na próxima semana para Xangai.

Na cidade chinesa participará da reunião de ministros de Economia e Finanças e presidentes de Bancos Centrais do grupo, que acontecerá nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro.

"O objetivo da reunião é aproximar as posições de Argentina e Brasil antes do próximo encontro do G20, em virtude da importância que governo dá a nosso principal parceiro regional", especificou o Ministério da Fazenda argentino em comunicado.

"Trabalharemos para pactuar posições perante os grandes temas da cúpula como a inovação de modelos de crescimento, o melhoramento da governança econômica e financeira global, o impulso do comércio e o investimento internacionais e a promoção de um desenvolvimento inclusivo e interconectado", detalhou o texto.

A cúpula de chefes de Estado e de governo do G20 vai acontecer em Hangzhou, no próximo mês setembro, sob o lema "Construindo uma economia mundial inovadora, revigorada, interconectada e inclusiva".

Prat-Gay se reunirá também com o presidente do Banco de Desenvolvimento do Brasil (BNDES), Luciano Coutinho, com o objetivo de atrair financiamento para projetos de desenvolvimento na Argentina.