IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB dos EUA cresce 2,4% em 2015

26/02/2016 12h02

Washington, 26 fev (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 1% no quarto trimestre de 2015 e o crescimento acumulado em todo o ano ficou em 2,4%, igual que em 2014, informou nesta sexta-feira o Departamento de Comércio.

A segunda estimativa sobre o PIB no último trimestre do ano passado superou as expectativas dos analistas, que previam um crescimento de apenas 0,4%, e o primeiro cálculo do governo, que tinha sido de 0,7%.

No entanto, apesar da melhora a respeito da primeira estimativa, o dado de crescimento do PIB de 1% entre outubro e dezembro reflete queda em relação aos 2% registrados no trimestre anterior.

A revisão para cima do dado do quarto trimestre se deveu, fundamentalmente, a um maior estoque por parte das empresas frente ao calculado a princípio, de acordo com o relatório do governo.

Em relação à despesa dos consumidores, que representa quase dois terços da atividade econômica nos EUA, cresceu a uma taxa anual de 2% frente ao cálculo inicial de 2,2% e a 3% do trimestre anterior.

A maior economia mundial não cresceu acima de 3% ao ano desde 2005, o que traz dúvidas sobre a solidez da recuperação.

O presidente dos EUA, Barack Obama, viajará hoje para Jacksonville (Flórida) para fazer um discurso justamente sobre a recuperação econômica, no marco do sétimo aniversário do milionário plano de estímulo que promulgou em 2009 contra a crise.