Bolsas

Câmbio

Alunos aprendem sobre importância da energia renovável no RN

Maracajaú (Brasil), 20 abr (EFE).- Crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte vêm, há dois anos, aprendendo sobre a importância da energia renovável e seu uso correto no centro de pesquisa do Ecoposto da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual dos Recifes de Corais, em Maracajaú.

O curso, destinado a alunos com idades entre 11 e 14 anos e intitulado "Aulas de Energia", segue a teoria de que os conhecimentos dados nessa época da vida sobre energias e sua aplicações são aplicados conscientemente no futuro, explicou à Agência Efe o gerente em eficiência energética da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), vinculada à Neoenergia, Júlio Machado.

"Os alunos têm a possibilidade de, através dos princípios de geração de energia, conhecer como é feita, como é produzida e como pode ser utilizada de uma forma segura e eficiente no dia a dia", apontou Machado.

As crianças podem ver de perto a geração de energias eólica, hidráulica e solar e aprendem que o país está entre os cinco primeiros em geração de energia eólica, que os aerogeradores têm uma altura de 93 metros, quais eletrodomésticos consomem mais energia e como reduzir o gasto em casa mediante pequenos truques cotidianos, entre outras dicas.

Para tornar a experiência ainda mais atraente, os monitores acompanham as crianças em um jogo de videogame com perguntas sobre as possíveis despesas de energia em uma casa convencional, indicando o consumo de cada aparelho elétrico e como aproveitá-los melhor.

Uma parada obrigatória para os estudantes são o Parque Eólico Arizona e o Parque Eólico do Rio do Fogo, onde podem conhecer de perto como funcionam estas infraestruturas.

A iniciativa, fruto da parceria entre a Força Eólica do Brasil (FEV) - união da Neoenergia e da espanhola Iberdrola - e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), é feita com grupos de alunos das redes pública e privada.

O projeto que busca instruir sobre o uso das distintas energias sustentáveis não é novidade para a Iberdrola. A empresa investe neste tipo de proposta nas áreas onde tem seus parques eólicos para apresentar sua infraestrutura e sanar dúvidas sobre suas vantagens.

"A energia eólica é uma fonte bastante confiável e segura. A crença de que não é viável foi um mito que conseguimos derrubar. A força eólica não é um problema", diz à Efe a diretora da FEV, Laura Porto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos