Bolsas

Câmbio

BCE mantém taxa básica de juros em 0% para impulsionar inflação

Frankfurt (Alemanha), 21 abr (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) informou nesta quinta-feira que decidiu manter sua taxa básica de juros em 0%, para impulsionar a inflação.

Além disso o BCE também decidiu não alterar a taxa de juros da facilidade marginal de crédito, à qual empresta o dinheiro a um dia, em 0,25%.

Também manteve a taxa de juros para os depósitos dos bancos a um dia em -0,40%.

O BCE disse que já começou a ampliar as compras de dívida pública e privada da região do euro até uma quantidade mensal de 80 bilhões de euros mensais.

Agora o BCE se centra "na implementação das medidas adicionais de política monetária aprovadas em março", acrescentou a entidade monetária.

O presidente do BCE, Mario Draghi, dará detalhes das deliberações do conselho de governo em entrevista coletiva em Frankfurt a partir das 12h30 GMT.

"Por um lado, é possível que Draghi reafirme que as taxas de juros podem cair mais caso seja necessário e, por outro lado, que reconheça que a queda das taxas não é ilimitada", consideram os analistas da UniCredit.

Também não preveem que a reunião do Conselho do BCE vá ter hoje um grande impacto na cotação do euro em relação ao dólar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos