Rosto de Joseph Turner será estampado em nota de 20 libras a partir de 2020

Londres, 22 abr (EFE).- O rosto do artista britânico Joseph Mallord William Turner e sua pintura "The Fighting Temeraire" aparecerão no novo desenho do Banco da Inglaterra para as notas de 20 libras, que entrarão em circulação em 2020.

O artista romântico inglês foi eleito entre uma lista de indicações públicas recebidas por essa entidade bancária, que pela primeira vez consultou publicamente sobre quem deveria aparecer nas notas.

Essa nova nota, fabricada com a substância química polímero, substituirá a atual, na qual figura o rosto do economista Adam Smith.

Dos cinco personagens que podem ser visto nas notas antes de 2020, apenas um, a escritora Jane Austen (começará a circular em 2017), que aparece nas de 10 libras -e sem contar a rainha Elizabeth II- é mulher.

Os outros rostos que serão vistos a partir de então nas novas notas são os do ex-primeiro-ministro do Reino Unido Sir Winston Churchill, nas de 5 libras, que substituirá a ativista Elizabeth Fry em setembro, o anteriormente citado de Turner nas de 20, e os dos empresários Matthew Boulton e James Watt, que continuam nas de 50 libras.

O banco recebeu 29.701 indicações do público após ter anunciado que gostaria de homenagear um artista desta maneira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos