Enel Green Power inicia operação de nova usina eólica no Brasil

Roma, 3 mai (EFE).- A companhia italiana de energia renovável Enel Green Power iniciou nesta terça-feira as operações da usina eólica de Damascena, a segunda a entrar em funcionamento das quatro que compõem a rede de Serra Azul, na Bahia.

A usina de Damascena conta com uma capacidade instalada de 30 megawatts (MW) e será capaz de gerar mais de 140 gigawatts por hora (GWh) ao ano, suficiente para garantir o consumo de quase 70 mil famílias, informou a empresa em comunicado.

Dessa forma, segundo a Eneel Green Power, mais de 80 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixarão de ser lançados na atmosfera por ano.

A usina é a segunda das quatro que formam a rede de Serra Azul, que quando entrar completamente em funcionalmente gerará mais de 500 GWh ao ano. Além de Damascena, formam o complexo as usinas de Maniçoba (30 MW), Esperança (28 MW) e Dois Riachos (30), já ativa.

Para a construção de Serra Azul, a Enel Green Power investirá US$ 220 milhões. As usinas atenderão o consumo elétrico de cerca de 240 mil famílias brasileiras, evitando a emissão de quase 300 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

Com o início das operações em Damascena, a capacidade eólica da Enel Green Power no Brasil cresce para 264 MW na Bahia, onde a empresa está construindo outros dois parques eólicos: Cristalândia (90 MW) e Delfina (180 MW), assim como outros solares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos