IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novo ministro de Energia da A.Saudita promete manter política petrolífera

08/05/2016 14h23

Riad, 8 mai (EFE).- O novo ministro de Energia da Arábia Saudita, Khaled al Faleh, disse neste domingo que seu governo manterá estável sua política petrolífera e o compromisso de satisfazer a demanda de petróleo de seus clientes no mundo todo, um dia após ter sido nomeado.

"Estamos comprometidos em preservar nosso papel nos mercados energéticos internacionais e reforçar nossa posição como o maior fornecedor confiável de energia no mundo", ressaltou Al Faleh.

O rei Salman bin Abdelaziz anunciou no sábado mudanças ministeriais, entre elas a destituição do titular da pasta de Petróleo, Ali al Al-Naimi.

Khaled al Faleh assumiu o até agora chamado Ministério do Petróleo, que passa a se denominar Energia, Indústria e Recursos Minerais.

A reforma ministerial também incluiu os ministérios de Peregrinação, Comércio e Indústria, Transporte, Assuntos Sociais e Saúde.

Há alguns dias o governo anunciou um ambicioso plano para reduzir a dependência do petróleo através do desenvolvimento dos investimentos e do aumento das exportações não petrolíferas até 2030.

Essa iniciativa, conhecida como "Projeto de Visão da Arábia Saudita - 2030", foi aprovada em 25 de abril pelo conselho de ministros presidido pelo rei Salman.

"O principal objetivo deste processo é fazer com que a economia nacional deixe de depender do petróleo para diversificar os investimentos e as fontes de receita", ressaltou o vice-príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, em entrevista à rede de televisão "Al Arabiya".

A Arábia Saudita, assim como o resto de países do golfo cujas economias dependem do petróleo, sentiu a drástica queda do preço do petróleo nos mercados internacionais, que os obrigou a suprimir subsídios e a reorganizar seus sistemas produtivo e tributário.