Bolsas

Câmbio

Zona do euro fecha acordo para desembolsar 10,3 bilhões de euros para Grécia

Bruxelas, 25 mai (EFE).- Os ministros de Economia e Finanças da zona do euro chegaram na madrugada desta quarta-feira (data local) a um acordo político para desembolsar 10,3 bilhões de euros à Grécia, dos quais 7,5 bilhões serão entregues em junho, informou o diretor-gerente do fundo de resgate da área da moeda única, Klaus Regling.

O segundo desembolso, de 2,8 bilhões de euros, serão entregues "depois do verão", disse o economista alemão, na entrevista coletiva posterior à reunião do Eurogrupo.

O dinheiro será utilizado para pagar faturas pendentes e fazer frente ao serviço da dívida, dado que a Grécia precisa realizar grandes devoluções ao Banco Central Europeu (BCE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Isso significa que a zona do euro dá seu sinal verde político à finalização da primeira revisão do terceiro resgate, embora o Eurogrupo tenha pedido ao Grupo de Trabalho do Euro, formado pelos "número dois" dos ministros, que verifiquem nos próximos dias a plena implementação de algumas ações prévias.

A zona do euro se refere em particular às correções à legislação sobre a abertura do mercado para a venda de empréstimos e à reforma de pensões, assim como à finalização de todas as ações prévias relacionadas com medidas pendentes na área da privatização, segundo uma declaração do Eurogrupo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos