IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Facebook e Microsoft desenvolverão cabo submarino para cruzar o Atlântico

26/05/2016 15h40

Washington, 26 mai (EFE).- Facebook e Microsoft se aliaram para desenvolver um cabo submarino de última geração que ligue seus centros de dados de ambos os lados do Oceano Atlântico, tarefa que contará com a colaboração da espanhola Telefônica, informaram nesta terça-feira as empresas envolvidas no projeto.

O novo cabo conectará Virgínia Beach, no estado americano da Virgínia, com a cidade basca de Sopelana, na Espanha, com o objetivo de acelerar as comunicações de centros de dados e servidores das gigantes tecnológicas a ambos os lados do Atlântico.

O projeto foi batizado como "Marea" (maré, em espanhol) e terá a capacidade de transmitir 160 terabits por segundo, 16 milhões de vezes mais rápido que uma conexão de internet doméstica, o que o transforma no cabo transatlântico com a banda mais larga que existe.

A infraestrutura deste projeto será administrado pela empresa Telxius Telecom, criada recentemente pela Telefônica.

Com o crescimento imparável de gigantes da internet como o Facebook, estas empresas buscam modos de controlar a infraestrutura que utilizam para conectar seus centros de dados e operar de maneira mais eficiente.

A expectativa é que o cabo submarino comece a operar em outubro de 2017 e seu tráfego de dados dará prioridade às necessidades de Facebook e Microsoft.

A maioria dos cabos de telecomunicações que unem ambas as margens do Atlântico se originam em Nova York, mas Marea está situado mais ao sul, perto do centro de dados que o Facebook tem em Rutherford, na Carolina do Norte.

"O cabo Marea ajudará a atender a maior demanda de alta velocidade e confiabilidade para a conexão na nuvem e nos serviços online de Facebook e Microsoft e seus clientes", informaram as empresas em comunicado conjunto.

O objetivo deste inovador cabo é criar a "nova geração de infraestrutura de internet".

A Microsoft utilizará este novo elemento para seus serviços na nuvem, como os da plataforma Azure, do console Xbox e de serviços como Skype e Office.

Najam Ahmad, vice-presidente de tecnologia de redes do Facebook, afirmou que a rede social "sempre está avaliando novas tecnologias e sistemas para ter a melhor conectividade possível".

"Trabalhar com Facebook e Microsoft neste projeto reforçará a liderança da Telxius como uma das empresas de infraestrutura de telecomunicações mais importantes do mundo. Também nos permitirá conseguir novas oportunidades de mercado", declarou em comunicado Rafael Arranz, chefe de operações da Telxius.