Bolsas

Câmbio

Analistas financeiros veem contração menor do PIB e inflação mais alta

Brasília, 20 jun (EFE).- Os analistas do mercado financeiro melhoraram levemente suas previsões para a economia e preveem uma contração de 3,44% em 2016, frente à queda de 3,6% que esperavam até semana passada, informou o Banco Central nesta segunda-feira.

Assim como houve uma ligeira correção positiva com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), os analistas também revisaram em alta as previsões para a inflação, que situaram para o fim deste ano em 7,25%, contra 7,19% que calculavam até agora.

As previsões aparecem no Boletim Focus, uma publicação semanal do Banco Central que a cada segunda-feira inclui uma pesquisa com analistas de 100 entidades financeiras privadas sobre o rumo da economia nacional.

Para 2017, nesta ocasião os analistas ratificaram que é esperado um crescimento de 1%, que romperia com dois anos de profunda recessão.

No ano passado, a economia fechou com uma contração de 3,8%, o que representou seu pior resultado em 25 anos, após ter um crescimento marginal de 0,1% em 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos