Avião solar inicia travessia do Atlântico, uma das mais difíceis
Genebra, 20 jun (EFE).- O avião Solar Impulse II, que voa exclusivamente com energia captada do sol, começou nesta segunda-feira um de seus trajetos mais difíceis, a travessia do Oceano Atlântico, do aeroporto JFK de Nova York, nos Estados Unidos, até o de Sevilha, na Espanha.
A aeronave, que decolou hoje da cidade americana às 2h30 locais (3h30 de Brasília), deve aterrissar no aeroporto de Sevilha cerca de 90 horas depois, na próxima quinta-feira dia 23.
Durante esta etapa, que se apresenta como uma das mais difíceis devido a sua duração - quatro dias e quatro noites sem intervalo, se as condições meteorológicas permitirem -, o Solar Impulse II será pilotado por um dos inventores da aeronave, Bertrand Piccard.
Este novo trecho só é comparável ao realizado no ano passado pelo outro engenheiro que desenvolveu o projeto, André Borschberg, quando sobrevoou o Oceano Pacífico durante cinco dias e noites, batendo um novo recorde e demonstrando que o avião é capaz de voar continuamente.
Este projeto busca conscientizar e convencer, através da volta ao mundo do avião movido exclusivamente com energia solar, os governos de todo o planeta a implementarem as soluções tecnológicas que permitam preservar o meio ambiente.
Por enquanto, a travessia do avião, na qual Piccard e Borschberg vêm se alternando na pilotagem, está 80% completa.
Na etapa anterior, Borschberg percorreu os 129 quilômetros entre Lehigh Valley, no estado americano da Pensilvânia, até Nova York.
Assim que o Solar Impulse II aterrissar pela primeira vez na Europa, seguirá sua viagem até Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde iniciou a travessia em março de 2015.
A aeronave, que decolou hoje da cidade americana às 2h30 locais (3h30 de Brasília), deve aterrissar no aeroporto de Sevilha cerca de 90 horas depois, na próxima quinta-feira dia 23.
Durante esta etapa, que se apresenta como uma das mais difíceis devido a sua duração - quatro dias e quatro noites sem intervalo, se as condições meteorológicas permitirem -, o Solar Impulse II será pilotado por um dos inventores da aeronave, Bertrand Piccard.
Este novo trecho só é comparável ao realizado no ano passado pelo outro engenheiro que desenvolveu o projeto, André Borschberg, quando sobrevoou o Oceano Pacífico durante cinco dias e noites, batendo um novo recorde e demonstrando que o avião é capaz de voar continuamente.
Este projeto busca conscientizar e convencer, através da volta ao mundo do avião movido exclusivamente com energia solar, os governos de todo o planeta a implementarem as soluções tecnológicas que permitam preservar o meio ambiente.
Por enquanto, a travessia do avião, na qual Piccard e Borschberg vêm se alternando na pilotagem, está 80% completa.
Na etapa anterior, Borschberg percorreu os 129 quilômetros entre Lehigh Valley, no estado americano da Pensilvânia, até Nova York.
Assim que o Solar Impulse II aterrissar pela primeira vez na Europa, seguirá sua viagem até Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde iniciou a travessia em março de 2015.
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