IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Solar Impulsione II aterrissa no Cairo em sua última escala

13/07/2016 02h54

Cairo, 13 jul (EFE).- O Solar Impulsione II, o avião que está dando a volta ao mundo movido somente pela energia solar, aterrissou nesta quarta-feira no aeroporto internacional do Cairo às 7h10 hora local (2h10 de Brasília), em sua última escala antes de partir para em direção a Abu Dhabi, onde tem previsão completar o feito nos próximos dias.

Procedente da cidade espanhola de Sevilha e após 49 horas de viagem, o avião solar chegou sem problemas ao aeroporto da capital egípcia, após sobrevoar as famosas pirâmides de Giza.

Na chegada, o piloto suíço André Borschberg foi recebido por membros da equipe do projeto, dos quais dezenas se reuniram no Cairo para garantir a chegada da aeronave e sua cobertura ao vivo pela internet.

Horas antes da chegada, o outro piloto e diretor do projeto, Bertrand Piccard - que será o encarregado de realizar o voo para Abu Dhabi -, destacou as razões por que escolheu Egito como última escala da viagem.

"Egito é o primeiro país, há 2.800 anos, onde o faraó Amenofis IV decidiu adorar o sol de maneira monoteísta. É o primeiro lugar onde o Sol se transformou em um deus, no único deus, portanto acredito que é muito simbólico", afirmou em declarações aos jornalistas.

Além disso, ele revelou que a ideia do Solar Impulsione nasceu no Egito em 1999.

"Quando voei ao redor do mundo em um balão em 1999, aterrissei no Egito. E aqui é onde tive a ideia de fazer outro voo ao redor do mundo, mas com um avião de energia solar", contou o piloto.