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Galerias de novo túnel no Rio podem receber 110 mil veículos por dia

Rio de Janeiro, 22 jul (EFE).- Com a inauguração, na quinta-feira, de sua segunda galeria, o novo túnel Prefeito Marcello Alencar, que liga a Avenida Brasil e a Ponte Rio-Niterói ao Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, já pode receber até 110 mil veículos por dia.

Além da recém-inaugurada galeria Mar, o túnel, construído pelo Consórcio Porto Rio para a Concessionaria Porto Novo, conta com a galeria Continente, aberta ao tráfego em 19 de junho.

Com padrões internacionais de segurança, o túnel possui duas baias de refúgio em cada sentido e nove portas de emergência entre as galerias, com 300 metros de distância entre elas. A operação de cada galeria dispõe de oito conjuntos balizadores de faixa (seta-xis), que indicam a condição de tráfego em cada faixa; 186 caixas de som para megafonia; 51 telefones de emergência (call box), seis Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) e 22 jato-ventiladores divididos em 11 pares 100% reversíveis.

Também fazem parte dos equipamentos da via sensores de gases CO e CO², detecção de calor, opacímetros e 1.430 luminárias monitoradas por meio de telegestão.

"Tivemos inúmeros desafios para construir um túnel dessa envergadura, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, em tão pouco tempo. Sem dúvida, a geologia variada ao longo do percurso, exigiu soluções de engenharia bastante elaboradas. Em sua maior parte, a escavação utilizou detonação em rocha (blast and drill), com avanços que chegavam a três metros em um dia", disse Alexandre Chiavegatto Diretor de Contrato do Consórcio Porto Rio, responsável pelas obras do Porto Maravilha.

O túnel conta ainda com modernos sistemas de operação e controle que obedecem normas internacionais e garantem a segurança em seu interior. Dentre estes destacam-se os sistemas de monitoramento de tráfego, sinalização, comunicação com os usuários, detecção e combate de incêndio, além de um sistema de drenagem e sete geradores elétricos que entram automaticamente em operação em caso de queda no suprimento de energia pela Light.

"Nossa equipe operacional vem se preparando para esta tarefa. Foram realizados seminários, envolvendo consultores internacionais, além de representantes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros. Extensivos treinamentos específicos e simulações de situações de emergência fizeram parte da preparação do nosso pessoal. Tanto os supervisores que atuam no centro de controle quanto as equipes táticas dedicadas, localizadas em ambas as extremidades do túnel, foram plenamente preparadas para estas operações", afirmou José Renato Ponte, diretor-presidente da Concessionária Porto Novo.

Para monitorar o túnel foram instaladas 105 câmeras em seu interior, sendo 51 na galeria sentido Aterro e 54 na galeria sentido Rodoviária. As imagens são monitoradas pelo Centro de Controle de Operações (CCO) da Porto Novo, que funciona 24 horas por dia nos 7 dias da semana e é interligado ao Centro de Operações Rio (COR) da prefeitura. A velocidade limite no túnel é de 40 km/h em curva, 60 km/h depois das curvas e 80 km/h em linha reta. O acesso ao túnel é proibido a caminhões, pedestres, skatistas e ciclistas.

O túnel contém 106 hidrantes com saída dupla, cada uma com 30 metros de mangueira. Extintores de incêndio, mais precisamente 212 unidades estão distribuídas no interior e podem ser acessados a cada 30 metros. Dois reservatórios de água com 30 mil litros cada tem capacidade equivalente a 12 caminhões pipa e são responsáveis por abastecer a rede exclusiva de combate a incêndio.

O sistema de drenagem é composto por uma cisterna com capacidade útil de 390 mil litros de água, o que corresponde a 78 caminhões pipa. Para o esgotamento da água são empregadas 5 bombas, cada uma com capacidade de 100 mil litros por hora, e que funcionam em regime de revezamento. A água retirada do túnel é conduzida para a baía de Guanabara.

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