IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nigeriano Barkindo assume posto de secretário-geral da Opep

01/08/2016 12h04

Viena, 1 ago (EFE).- O nigeriano Mohammad Barkindo assumiu nesta segunda-feira o posto de secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), informou em Viena o grupo que controla quase dois terços da exportação mundial de petróleo.

A nomeação de Barkindo como sucessor do líbio Abdullah El-Badri no cargo máximo da Opep foi decidida em reunião ministerial do grupo realizada em junho.

El Badri ocupou o posto durante mais de nove anos e seu mandato se prolongou em várias ocasiões pela falta de acordo no seio do grupo para pactuar o nome de seu sucessor.

"O senhor Barkindo traz consigo uma grande experiência na indústria do petróleo e o gás, tanto na Nigéria como no terreno internacional", indica a Opep.

Barkindo, que já foi secretário-geral interino em 2006, tem uma longa experiência na indústria petrolífera de seu país e foi presidente da Corporação Nacional de Petróleo da Nigéria (NNPC, por sua sigla em inglês) entre 2009 e 2010.

A Opep também destaca que o novo secretário-geral conhece bem o funcionamento da organização.

Entre 1986 e 2010 o novo secretário-geral esteve em contato com a organização em diversos postos de responsabilidade para seu país, Nigéria, o segundo maior produtor africano, após Angola, e o oitavo da Opep.

A Opep é uma organização formada por 14 países, incluído Gabão, que se reincorporou ao grupo em 1 de julho após tê-lo abandonado em 1995.