IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco espanhol mira estudantes e desbancarizados com tecnologia para finanças

09/08/2016 18h15

Sao Paulo, 9 ago (EFE).O programa bancário ContaSuper, startup recentemente adquirida pelo banco espanhol Santander, foi disponibilizada nesta terça-feira (9) com o objetivo de associar tecnologia a finanças e permitir transações bancárias para estudantes e desbancarizados.

"A ContaSuper complementa o leque de produtos do Banco, uma vez que cobre necessidades diferentes das atendidas por uma conta comum, com a agilidade que só uma fintech tem", observou o CEO da ContaSuper Ezequiel Archipretre.

O fenômeno "fintech", impulsionado no Brasil pelo crescimento de startups no sistema financeiro, através do ContaSuper vai oferecer uma conta digital que permite transferências, saques nacionais e internacionais e compras online ou em lojas físicas.

"A estratégia representa mais um passo para integrar uma operação simples, rápida e 100% digital a uma estrutura financeiramente robusta e com grande capilaridade", afirmou Archipretre.

Cada vez mais presentes no mercado, as "fintechs" priorizam a tecnologia para trazer conveniência ao cliente, apresentando, assim, serviços mais práticos, menos burocráticos, com taxas pequenas e maior controle sobre operações financeira, dentre outras vantagens.

Entre os serviços disponíveis para a pessoa física na ContaSuper estão remunerar funcionários domésticos, depositar crédito no cartão para compras do lar, carregar o cartão com moeda estrangeira, ou até depositar as mesadas dos filhos.

No caso de empresas, a conta facilita pagamentos a funcionários em setores como o de agronegócios e construção, "atividades que empregam muitas pessoas não bancarizadas e que trabalham por safra ou até o empreendimento ser construído", completa Archipretre.

Estudantes universitários também poderão utilizar o serviço por estarem um período de estruturação financeira.

O programa bancário permite transferências rápidas entre ContaSuper por meio da leitura de QR Code, token dinâmico no aplicativo, que dispensa o uso de dispositivos físicos, e sistema de recarga de Bilhete Único SPTrans diretamente no celular.

O banco espera confirmar um milhão de contas até o final deste ano, já que desde janeiro de 2015, quando a entidade financeira comprou 50% de participação no ContaSuper, o número de contas passou de 203 mil para 500 mil.