IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB do Japão sobe no segundo trimestre 0,2% anual

14/08/2016 22h06

Tóquio, 15 ago (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão subiu no segundo trimestre 0,2% a ritmo anual graças sobretudo ao aumento da demanda pública e da despesa dos famílias, informou nesta segunda-feira o governo do país.

Por sua vez, a economia japonesa se manteve sem mudanças entre abril e junho com relação ao trimestre anterior, segundo os dados publicados pelo Escritório do Gabinete.

Entre janeiro e março, a terceira maior economia do mundo tinha crescido 0,5% em relação ao trimestre anterior e 1,9% anualizado.

No trimestre abril-junho, o consumo, pilar que compõe praticamente 60% do PIB japonês, subiu 0,6% anualizado e 0,2% em relação a janeiro-março.

O investimento de capital corporativo, outro dos componentes-chave da estratégia econômica do atual governo do primeiro-ministro Shinzo Abe para estimular a recuperação, subiu 3,7% anualizado e 0,5% intertrimestral.

O investimento público, impulsionado pelo programa de reforma econômica do Executivo, o chamado "Abenomics", mostrou um crescimento anualizado de 9,5% e de 2,6% em comparação com o trimestre anterior.

As exportações, outro componente de peso do PIB japonês, sofreram forte queda de 5,9% anualizado e 1,5% intertrimestral.

Os dados refletem uma evolução positiva, embora também um arrefecimento em relação a seu avanço do trimestre anterior, o que põe em destaque os obstáculos que o "Abenomics" ainda enfrenta.