IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coreia do Norte confirma que retomou a produção de plutônio

17/08/2016 09h05

Seul, 17 ago (EFE).- A Coreia do Norte confirmou nesta quarta-feira que retomou a produção de plutônio e disse que não tem planos de parar seus testes nucleares enquanto continuar a perceber alguma ameaça dos Estados Unidos.

"Nós reciclamos barras de combustível nuclear usadas, retiradas de um reator moderado por grafite", afirmou o Instituto de Energia Atômica norte-coreano, que possui jurisdição sobre as instalações do complexo de Yongbyon, em uma entrevista à agência japonesa "Kyodo", um dos poucos veículos de imprensa com presença no fechado país.

O centro também revelou que a Coreia do Norte esteve produzindo urânio altamente enriquecido, necessário para as armas nucleares e energia, "como programado".

O instituto não revelou a quantidade de plutônio ou urânio enriquecido que a Coreia do Norte produziu e acrescentou que quer deixar essa questão para as avaliações dos especialistas ocidentais.

Havia indícios que apontavam para uma renovada atividade no complexo do regime norte-coreano.

Em fevereiro, o diretor nacional de Inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, disse durante pronunciamento aos Serviços Armados do Senado do país que Pyongyang tinha reativado um reator de produção de plutônio que poderia começar a acumular reservas para o desenvolvimento de uma arma nuclear "em questão de semanas a meses".

Imagens por satélite feitas nos últimos meses mostravam mais atividade no complexo que apontavam para isso.

Os comentários do Instituto de Energia Atômica norte-coreano representariam a primeira confirmação por parte da Coreia do Norte do novo processamento do material, desde que em 2013 reativou todas suas instalações nucleares, incluindo um reator atômico de 5 megawatts em Yongbyon desligado em 2007.

O desenvolvimento dos programas atômico e de armas da Coreia do Norte valeu ao país asiático duras sanções do Conselho de Segurança da ONU.