Uber anuncia que usará veículos autônomos em Pittsburgh (EUA)
San Francisco, 18 ago (EFE).- A empresa de transporte compartilhado Uber anunciou nesta quinta-feira que disponibilizará carros autônomos aos seus clientes da cidade de Pittsburgh (Pensilvânia, Estados Unidos) e também que adquiriu a Otto, uma companhia que desenvolve tecnologia para caminhões sem motoristas.
Com sede em San Francisco, o Uber colocará em breve nas ruas de Pittsburgh um total de 100 carros Volvo XC90, que poderão ser utilizados para trajetos curtos dentro da cidade. Um funcionário da empresa estará no assento do motorista durante as viagens para garantir a segurança no caso de algum imprevisto.
A parceria entre Uber e Volvo acontece após o anúncio da aliança entre a Lyft, concorrente no ramo do transporte compartilhado, e a General Motors, que planejam testar os modelos Chevrolet Bolt no próximo ano, utilizando a tecnologia Cruise Automation.
Na última terça, a Ford anunciou que terá uma frota de veículos completamente autônomos em 2021, sem volantes ou pedais, que inicialmente serão oferecidos a empresas como Uber e Lyft.
"As alianças são fundamentais para nossa estratégia na área de veículos autônomos porque o Uber não tem experiência na fabricação de veículos e fazer isso bem é incrivelmente difícil", disse o executivo-chefe do Uber, Travis Kalanick, no blog oficial da empresa.
"Ao combinar a tecnologia para veículos autônomos do Uber com a tecnologia de ponta e a segurança na área do motor da Volvo, chegaremos ao futuro mais rápido do que se viajarmos sozinhos", acrescentou Kalanick.
Segundo o jornal "The Wall Street Journal", o Uber pagará cerca de US$ 680 milhões pela Otto, que já testou seus caminhões autônomos em rodovias.
O anúncio realizado nesta quinta-feira inclui também um acordo com a companhia automobilística sueca Volvo no valor de US$ 300 milhões para o desenvolvimento de novos veículos autônomos.
A previsão é de que Anthony Levandowski, um dos cofundadores da Otto, comande os esforços do Uber na área de veículos autônomos nas cidades californianas de San Francisco e Palo Alto, assim como em Pittsburgh, onde o Uber tem um centro de pesquisa.
Levandowski foi também um dos criadores do programa de veículos autônomos do Google, que já tem uma frota de automóveis deste tipo no Vale do Silício.
Com sede em San Francisco, o Uber colocará em breve nas ruas de Pittsburgh um total de 100 carros Volvo XC90, que poderão ser utilizados para trajetos curtos dentro da cidade. Um funcionário da empresa estará no assento do motorista durante as viagens para garantir a segurança no caso de algum imprevisto.
A parceria entre Uber e Volvo acontece após o anúncio da aliança entre a Lyft, concorrente no ramo do transporte compartilhado, e a General Motors, que planejam testar os modelos Chevrolet Bolt no próximo ano, utilizando a tecnologia Cruise Automation.
Na última terça, a Ford anunciou que terá uma frota de veículos completamente autônomos em 2021, sem volantes ou pedais, que inicialmente serão oferecidos a empresas como Uber e Lyft.
"As alianças são fundamentais para nossa estratégia na área de veículos autônomos porque o Uber não tem experiência na fabricação de veículos e fazer isso bem é incrivelmente difícil", disse o executivo-chefe do Uber, Travis Kalanick, no blog oficial da empresa.
"Ao combinar a tecnologia para veículos autônomos do Uber com a tecnologia de ponta e a segurança na área do motor da Volvo, chegaremos ao futuro mais rápido do que se viajarmos sozinhos", acrescentou Kalanick.
Segundo o jornal "The Wall Street Journal", o Uber pagará cerca de US$ 680 milhões pela Otto, que já testou seus caminhões autônomos em rodovias.
O anúncio realizado nesta quinta-feira inclui também um acordo com a companhia automobilística sueca Volvo no valor de US$ 300 milhões para o desenvolvimento de novos veículos autônomos.
A previsão é de que Anthony Levandowski, um dos cofundadores da Otto, comande os esforços do Uber na área de veículos autônomos nas cidades californianas de San Francisco e Palo Alto, assim como em Pittsburgh, onde o Uber tem um centro de pesquisa.
Levandowski foi também um dos criadores do programa de veículos autônomos do Google, que já tem uma frota de automóveis deste tipo no Vale do Silício.
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