IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente da Arteris é condecorado com a Ordem de Isabel a Católica

24/08/2016 00h01

São Paulo, 23 ago (EFE).- O presidente da concessionária brasileira de estradas Arteris, David Díaz Almazán, recebeu nesta terça-feira, em São Paulo, a Cruz de Oficial da Ordem de Isabel a Católica, distinção que lhe foi entregue pelo embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara Hermoso.

Díaz é presidente da Arteris desde 2013 e antes de assumir o cargo, ocupou diferentes postos na Abertis, controladora da empresa brasileira e uma das maiores operadoras globais de infraestrutura.

Em uma cerimônia realizada no Consulado da Espanha em São Paulo, Manuel de la Cámara Hermoso destacou a personalidade "simples e modesta" de Díaz, assim como seu "profissionalismo".

"Quando se é um bom profissional, é reconhecido pelos profissionais do setor", destacou o embaixador, que prestou homenagem aos "espanhóis que carregam a bandeira da Espanha em todo o mundo".

Díaz, por sua vez, disse estar honrado por ter recebido a condecoração e destacou o desempenho da Arteris, uma das maiores operadoras de rodovias do Brasil, com 3.250 quilômetros em nove concessões administradas.

"Ser capaz de contribuir para os investimentos da empresa que tanto necessita este país é um orgulho desde que cheguei", afirmou Díaz em entrevista à Agência Efe.

O executivo também destacou os "esforços" do grupo em difundir a cultura espanhola no Brasil, país que nos últimos três anos recebeu exposições de Salvador Dalí, Joan Miró e Pablo Picasso.

A Ordem de Isabel a Católica foi criada pelo rei Fernando VII em 1815 para premiar aqueles que, por suas notáveis realizações, contribuíram de modo relevante para o bem da nação ou tivessem favorecido as relações de amizade e cooperação da Espanha com o resto da comunidade internacional.

A Ordem consiste em diferentes graus e suas respectivas insígnias, entre elas a Cruz de Oficial, que de acordo com o embaixador espanhol, "reconhece a pessoas normais, pessoas que no dia a dia servem à Espanha".

"Fazer negócios no Brasil é difícil pelos problemas burocráticos e a Arteris foi capaz de assumir as estradas de uma maneira eficaz", afirmou o embaixador.