IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Google será concorrente do Uber com app para compartilhar viagens, diz "WSJ"

30/08/2016 19h17

Nova York, 30 ago (EFE).- O Google planeja lançar um aplicativo próprio para compartilhar viagens por estrada, uma iniciativa que levará a empresa a competir com plataformas como o Uber, informou nesta terça-feira "The Wall Street Journal".

Segundo a publicação, a empresa iniciou em maio um projeto piloto nos arredores de sua sede na Califórnia que permite que os trabalhadores de certas companhias utilizem o aplicativo de navegação Waze para compartilhar viagens de carro.

A partir deste ano, o Google deve começar a oferecer esse serviço em toda as áreas de San Francisco, com o objetivo de expandir a iniciativa caso seja bem-sucedida, segundo uma fonte anônima citada pelo jornal.

Ao contrário do Uber e de outros aplicativos, como Lyft, que funcionam em grande parte como um serviço de táxi, a iniciativa do Google busca conectar unicamente motoristas que vão na mesma direção que outra pessoa também pretende ir, segundo essa mesma fonte.

Para isso, a empresa planeja que as tarifas sejam o suficientemente baixas para dissuadir os motoristas de operarem como taxistas.

O Waze, aplicativo que o Google adquiriu em 2013, foca atualmente na navegação por estrada, com a particularidade de atualizar informações sobre acidentes e outros fatos por intermédio de mensagens dos usuários.

Em Israel, país de nascimento do Waze, a empresa já oferece de forma bastante generalizada a opção de compartilhar um veículo.

Segundo o "Journal", Google e Uber se veem cada vez mais como rivais, apesar de no passado terem colaborado e o gigante da internet ter investido cerca de US$ 258 milhões no aplicativo de transporte.