IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governador de Porto Rico declara estado de emergência após blecaute

22/09/2016 16h52

San Juan, 22 set (EFE).- O governador de Porto Rico, Alejandro García Padilla, declarou estado de emergência na ilha nesta quinta-feira devido ao colapso do serviço de energia elétrica.

García Padilla explicou em entrevista coletiva que 200 mil clientes dos 1,5 milhão de afetados pelo problema já tiveram o fornecimento restabelecido.

Desde ontem, Porto Rico sofre com um "apagão" devido a um incêndio na estação termelétrica Aguirre, no município de Salinas, no sul da ilha.

O chefe do Executivo declarou reiteradamente que a avaria, que deixou o território caribenho praticamente paralisado desde as primeiras horas da tarde da quarta-feira, se deveu a um problema que não poderia ter sido evitado em nenhum caso.

"Em Nova York, há alguns anos, demoraram 48 horas para recuperar o serviço", afirmou até três vezes García Padilla, após assegurar que não pensa que este fato vá minguar confiança exterior na ilha, especialmente nos Estados Unidos, país ao qual Porto Rico está ligado como Estado Livre Associado.

Por sua vez, o diretor da Autoridade da Energia Elétrica (AEE), Javier Quintana, que descartou qualquer ato de sabotagem, disse que, basicamente, entrou no sistema uma sobrecarga de energia - que pode ter sido um raio - que foi respondido como mecanismo de defesa com a paralisação.

O incêndio aconteceu durante a tarde da quarta-feira em uma subestação da central de Aguirre, em Salinas, um município do sul da ilha no qual se gera a eletricidade que depois flui majoritariamente para o norte de Porto Rico, a área mais populosa.

O fogo provocou uma avaria que afetou duas linhas de transmissão de 230.000 volts, que ao ficarem inutilizadas criaram o caos no sistema e deixaram 1,5 milhão de pessoas sem eletricidade.

O diretor da Agência Estatal para o Manejo de Emergências (AEMEAD), Ángel Crespo, afirmou ainda que, desde que aconteceu o blecaute, se registraram vários incêndios na ilha relacionados com o uso inadequado de plantas geradoras por meio de combustível, um dos quais causou a morte de um homem de 48 anos.

A expectativa é que o serviço de fornecimento elétrico esteja totalmente recuperado nesta sexta-feira.