Bolsas

Câmbio

Agentes encontram cerca de mil mineradores ilegais em reserva natural no Peru

Lima, 3 out (EFE).- As autoridades do Peru constataram a presença de cerca de mil mineradores ilegais na Reserva Nacional de Tambopata, situada no sudeste da Amazônia do país, anunciou nesta segunda-feira o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp) em comunicado.

Os mineradores tinham na região acesso a serviços de alimentação, hospedagem e até mesmo oficinais para reparar suas ferramentas, comprovaram as autoridades durante uma série de operações nas últimas semanas. Durante a ação, foram desativados 18 acampamentos ilegais.

Nas intervenções, que ocorreram entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro, os agentes destruíram 26 balsas usadas pelos mineradores durante a operação ilegal.

Participaram das operações funcionários da direção-geral de Capitanias e Guarda Costeira (Dicapi), agentes da Reserva Nacional de Tambopata e um fiscal especializado em meio ambiente da região amazônica peruana de Madre de Dios.

Onze municípios da região de Madre de Dios estão desde o dia 23 de maio em estado de emergência ambiental, decretado pelo governo do ex-presidente Ollanta Humala, devido à existência de níveis superiores aos indicados de mercúrio nos rios. Isso ocorre exatamente por causa da mineração ilegal.

A Reserva Nacional de Tambopata, que faz parte do Parque Nacional de Bahuaja Sonene, abrande 274.690 hectares de floresta amazônica e apresenta um dos maiores índices de diversidade biológica do mundo, com habitats aquáticos que são usados por mais de 40 espécies de aves migratórias transcontinentais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos