Bolsas

Câmbio

Fed eleva previsões econômicas dos EUA para 1,9% em 2016 e 2,1% em 2017

Washington, 14 dez (EFE).- O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) aumentou levemente as previsões de crescimento da economia americana para 1,9% neste ano e a 2,1% em 2017, ao término de sua reunião de política monetária, onde decidiu subir as taxas de juros um quarto de ponto até a categoria de entre 0,5% e 0,75%.

Em ambos casos, se trata de uma revisão em alta de um décimo no novo quadro macroeconômico do banco central americano, o primeiro desde a vitória do candidato republicano Donald Trump nas eleições presidenciais do último mês de novembro.

No terceiro trimestre, a economia dos EUA se expandiu a um ritmo anual de 3,2%, uma aceleração notável frente ao ritmo de 1,4% registrado no segundo trimestre.

O Fed também melhorou as previsões da taxa de desemprego a 4,7% para este ano, comparado com o 4,8% estimado em setembro, e o 4,5% para 2017, também um décimo melhor que há três meses.

Por último, o banco central americano aumentou a projeção da inflação para o fechamento de 2016 a 1,5%, contra o 1,3% calculado em setembro, e deixou sem mudanças a de 2017, em 1,9%.

O Fed ficou a meta inflacionária anual em 2%, número do qual tinha ficado longe nos últimos anos à medida que os Estados Unidos se recuperavam da aguda crise de 2008.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos