Bolsas

Câmbio

Dow Jones fecha praticamente estável

Nova York, 16 dez (EFE).- O índice Dow Jones Industrial fechou nesta sexta-feira em leve baixa de 0,04%, em um pregão impactado por um possível aumento das tensões entre Estados Unidos e China.

Ao final do pregão, o principal indicador da Bolsa de Nova York perdeu 8,83 pontos, totalizando 19.843,41. Já o seletivo S&P 500 caiu 0,18%, até 2.258,07, enquanto o índice composto da Nasdaq recuou 0,36% e fechou aos 5.437,16 pontos.

O dia tinha começado com altas e a esperança de que o Dow Jones alcançasse o patamar psicológico dos 20.000 pontos, que está na mira há vários pregões, mas por volta da metade do dia os principais indicadores caíram em território negativo.

O principal elemento que gerou a queda foi uma informação sobre a captura de um drone submarino americano pelas autoridades chinesas, na quinta-feira, no Mar da China Meridional.

Segundo o Pentágono, o veículo não tripulado é um sistema "não confidencial" utilizado no mundo todo pela Marinha americana para obter dados oceanográficos sobre salinidade, temperatura de água e velocidade do som.

Essa decisão provocou inquietação nos mercados pela possibilidade que aumentem as tensões entre China e Estados Unidos, que já estão confrontados com a Rússia nos últimos dias por relatórios sobre ciberataques russos denunciados por Washington.

O incidente no Mar da China Meridional rompeu a boa sequência que os mercados vinham registrando após a vitória do republicano Donald Trump nos pleitos presidenciais de 8 de novembro, com vários recordes nos três indicadores desde então.

Mesmo assim, a semana termina positiva para o Dow Jones, com o sexto avanço semanal consecutivo.

Por setores, o de empresas de serviços públicos foi o que teve o maior avanço (1,07%), enquanto o retrocesso mais pronunciado foi para o setor de materiais básicos, que perdeu 0,83%.

Dos 30 títulos incluídos no Dow Jones, a maior alta foi da seguradora médica Unitedhealth (2,05%), seguida de General Electric (1,54%) e da seguradora Travelers (1%).

Os descensos mais pronunciados dentro desse grupo foram os do consórcio de equipamentos industriais Caterpillar (-2,06%), do grupo bancário Goldman Sachs (-1,69%) e da Visa (-1,42%)

Em outros mercados, a onça do ouro subia para US$ 1.135,40, enquanto a rentabilidade da dívida pública a 10 anos avançava até 2,595%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos